IMERSÃO

IMERSÃO

Formação de Gerente & Instrutor de Gestão de Crises

Filmes de Gerenciamento de Crises

Filmes de Gerenciamento de Crises

Esse final de semana compartilhei uma pequena lista de filmes referente a Gerenciamento de Crises para os meus amigos... Vamos lá: EstocolmoAcredito que todos vocês já tenham ouvido dizer sobre a Síndrome de Estocolmo. Vale a pena assistir o filme. No entanto, no...

APRENDER COM O PASSADO – PARA GERENCIAR CRISES NO FUTURO…

APRENDER COM O PASSADO – PARA GERENCIAR CRISES NO FUTURO…

Após o rompimento da Barragem B1, em Brumadinho, ocorreu uma grande mobilização dos órgãos fiscalizadores, poder judiciário e segurança publica, para mudar de uma vez por todas as regras de segurança e fiscalização desse tipo de estrutura e principalmente no que diz...

A onda do momento é Gerenciamento de Crises… de repente muita oferta de cursos, treinamentos, currículos com o título Gerente ou Gerenciamento de Crises.

Essa onda, é muito semelhante com o que aconteceu com Segurança da Informação logo no início do ano 2000. Não vejo como algum ruim, aliás, muito pelo contrário, aqui no Brasil precisamos muito fortalecer essa disciplina nas empresas de forma definitiva e não apenas Comitês ou Gabinetes de Crise como assim é tratada atualmente.

Para aqueles que pretendem trabalhar ou fazer um curso é extremamente importante entender a diferença entre Gestão e Gerenciamento:

Gestão de Crises – Preparação

Organização, planejamento, elaboração e treinamentos, teste e simulados antes de qualquer evento adverso, ou seja, é a parte que muitos não querem fazer! 😊

Essa é a parte da disciplina que exige muito estudo, conversas negociações com os executivos ou políticos para obter dinheiro e tempo da organização para prepará-la para qualquer momento de adversidade. 

Treinamento constante, estudo, análises ,(BIA, Risco, Ameaças, Vulnerabilidades), KPIs da área, avaliação de efetividade dos planos, da equipe e dos equipamentos… e não para por ai!

Essa é a parte que para muitos é a “parte chata” da disciplina, no entanto é a parte mais importante! Aqui você tem pouca oportunidade de “aparecer” com fotos impactantes, no entanto você frequentemente impactará a alta administração com pedidos de orçamento e apresentação de indicadores que a sua organização ou a sua cidade não está preparada para uma adversidade… Prepare-se: o risco de você perder o cargo ou o emprego aqui é alto!

Quanto mais sênior for o seu time, melhor será a preparação!

Gerenciamento de Crises – Resposta a Eventos Adversos

Aqui é onde todos gostam e querem estar! Comandar, ir para o campo, pular de paraquedas, descer de rapel, ter o poder, ser o centro das atenções no posto de comando, tirar aquela foto bacana!! Ahhh como isso atrai as pessoas!

Mas tem um pequeno problema… caso a GESTÃO não tenha sido realizada com os mínimos detalhes, o gerenciamento será um verdadeiro pesadelo! Não existirá procedimentos, equipamentos e nenhum método e processo para atravessar o momento de adversidade!

Com toda essa bagunça, restará ao “Gerente de Crise”, apenas a chance de justificar com palavras bonitas que o evento foi algo inesperado, impensável e que ninguém poderia prever e ficar pedindo desculpas incansavelmente! E infelizmente isso é o que mais vem ocorrendo no Brasil! 

Mais do que “modinha”, esse tema precisa e deve ser tratado com muita responsabilidade pelas empresas, pelas organizações e principalmente pelos profissionais, (aspirantes ou veteranos)!

Fazer dessa disciplina um trampolim pode ser muito bom para você, mas tenha certeza de que alguém sofrerá alguma consequência grave pela falta de GESTÃO DE CRISES.

#StaySafeAlways #FiqueSempreSeguro #Giovenardi #GlobalIntel #GestaodeCrises